terça-feira, 21 de outubro de 2008

Editorial - Atividade Proposta em Sala

Elaboração de um Editorial sobre a Crise Econômica Mundial:

Editorial 3 - Reflexos da Crise Financeira Mundial no Brasil

Em 20 de maio, quando o IBOVESPA, principal indicador da bolsa paulista registrou seu recorde de 73.516 pontos, e a penúltima sexta-feira, o pregão paulista encolheu 52%. Este cenário reflete os impactos da crise econômica no país.
A crise provoca efeitos negativos em vários pontos da economia brasileira. Implica na dispensa de papéis de empresas com maiores riscos financeiros e na opção por papéis mais seguros. Este fato é agravado com o congelamento do mercado de crédito.
Dentre os maiores impactos na economia brasileira, está a diminuição das exportações de matérias-primas e consequentemente a queda de seus custos. Tais fatores, impactam na empregabilidade, na diminuição da produção, no fechamento de empresas e na estagnação do PIB brasileiro em comparação com os últimos anos.
Ao contrário dos Estados Unidos, onde as coisas já não andavam bem antes mesmo da crise tomar esta proporção, Brasil apresentou crescimento entre os meses de junho a setembro deste ano. Esta posição favorável permite que o Brasil tome decisões rápidas e encontre uma forma de não sofrer os mesmos efeitos da crise sentida pela nação norte-americana.

Elaborada pelos alunos: Edlaine,Giselle, Karen e Renata.

Nenhum comentário: