segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Editorial - Atividade proposta em sala

Elaboração de um editorial sobre a Crise Econômica Mundial:


Editorial 01

Com a aplicação sem controle e livre dos bancos; a queda dos índices acionários norte-americana e a não interferência do Estado, a economia mundial vêm desestruturando.
Através das especulações, bancos faliram por investir o seu capital no lugar errado.
Desde então, países como a França, por exemplo, divulgaram planos de resgate a fim de recapitalizar seus bancos e descongelar o mercado de créditos; utilizando o imposto do país à compra de ações condenadas; estas, em grande parte, têm por objetivo restaurar a confiança e prevenir que a recessão se transforme em algo muito pior.
Desta forma, a economia mundial tem a necessidade de uma regulamentação das movimentações financeiras. No Brasil, Banco Central também anunciou novas medidas que impulsionaram as ações do setor bancário, decidiu implementar um programa de liberação integral dos recolhimentos compulsórios.
Diante deste cenário, nosso país está numa situação privilegiada, com reserva de 200 bilhões de reais.

Elaborado pelos alunos: Andressa Custódio; Luciana Pita; Luciane Bianchi; Priscila Rondon; Karina Lima; Silas.
Editorial 02 – A crise que se espalha no Brasil

A crise econômica dos Estados Unidos ocasionada devido aos empréstimos imobiliários mal controlados refletem negativamente na economia mundial. Em contrapartida, o governo brasileiro tardou para tomar medidas preventivas para evitar maiores impactos no setor econômico.
Nas primeiras semanas da crise, onde já apresentavam sinais de que teria maiores proporções, o governo se mostrou indiferente. O próprio presidente Lula, em discurso à imprensa, declarou seria pouco provável que o Brasil fosse atingindo pela crise, outro personagem de grande relevância o Ministro Mantega também vinha dizendo: O problema é só de preço de commodities, não vai nos afetar.
Diante deste cenário, o governo brasileiro teria condições de realizarem subsídios e recurso de prevenções e controle em relação às conseqüências da crise que até então tem gerado impactos no país, como a alta do dólar que impacta a balança comercial.

Elaborado pelos alunos: Carla; Claudia; Daniele Coelho; Daniele Rosatti; Jéssica; Luiz; Viviane

Um comentário:

Anônimo disse...

Como eu já havia pontuado em sala, o grupo do editorial foi bastante feliz na pesquisa e na apresentação.
O conteúdo está claro, os exemplos são muito bons e a atividade proposta foi enriquecedora.
Os textos produzidos, embora com falhas (possível mote para o leitor crítico), revelam que os grupos fizeram as leituras e dedicaram-se à atividade.
Mas, sempre há um mas, entendo que, aqui, no blog, o grupo poderia ter reorganizado o texto apresentado em sala. Para que a leitura fosse mais veloz e agradável.

Abraço.

Roberto.