domingo, 31 de agosto de 2008

Entrevista Jornalística

É uma forma de apuração jornalística em que o repórter possui um diálogo com sua fonte no intuito de abranger mais informações ou de dar credibilidade ao fato. O entrevistado na maioria das vezes é uma pessoa de destaque, permanente ou circunstancial.
Com os dados obtidos na entrevista pode-se montar um texto corrido em que às declarações estejam citadas entres aspas ou pode-se montar um texto de perguntas e respostas, também conhecido por “pingue-pongue”.

MODALIDADES DE ENTREVISTA

Podem-se distinguir dois tipos de entrevista, a informativa ou opinião e a de perfil.
A entrevista informativa ou opinião é quando o entrevistado tem uma informação importante a oferecer, sendo interrogado exclusivamente sobre um tema em debate, que geralmente é solicitada a especialistas.


A de perfil, é entrevista a uma personalidade para mostrar como ela vive e não apenas para revelar opiniões ou para dar informações.


ORGANIZAÇÃO

Para que ocorra uma entrevista jornalística é necessário planejar e organizar o encontro entre o individuo e a imprensa, normalmente quem realiza essa ligação é o profissional de Relações Públicas ou até mesmo o Jornalista, exercendo funções de Assessor de Imprensa nas empresas privadas, nos órgãos públicos etc.
As entrevistas podem ser organizadas de vários modos. Podem se dar nos gabinetes ou nas redações; ao vivo ou por telefone, fax, Internet etc. Podem ser pessoais ou de grupo (coletivas); exclusivas ou não; convocadas ou espontâneas; anônimas (como nas pesquisas) ou não; em off ou em on; simples (com poucos repórteres) ou americanas (com maior organização dos entrevistadores); de rotina (ouvindo testemunhas de um acidente de trânsito, por exemplo) ou caracterizadas (quando alguém informa ou opina sobre assuntos políticos, econômicos, esportivos etc.); biográficas (com perfis de personalidades ou de pessoas que se destacam no meio do povo, na cultura, nas artes etc.); informativas; opinativas etc.

Dicas para ter sucesso em uma entrevista:

O manual da Folha de São Paulo diz que o segredo de uma boa entrevista está na elaboração de um bom roteiro:

- Levante sempre o máximo de informações sobre o entrevistado e o tema que ele vai tratar. Em seguida, reflita sobre o objetivo a que pretende chegar. O melhor caminho é redigir perguntas específicas e mais objetivas possíveis. Perguntas genéricas resultam em entrevistas tediosas.

- Ao transcrever a entrevista, o repórter deve corrigir os erros de português ou problemas da linguagem coloquial quando for imprescindível para a perfeita compreensão do que foi dito. Mas não se pode trocar as palavras ou mudar o estilo da linguagem do entrevistado. Se relevantes eventuais erros ou atos falhos do entrevistado podem ser destacados com a expressão latina "sic" entre parêntesis na frente da palavra ou frase. É recomendável preservar a ordem original das perguntas.

***Repórteres da Folha recebem estas mesmas orientações
E ainda:

Ø Marque a entrevista com antecedência;
Ø Informe o entrevistado sobre o tema e a duração do encontro;
Ø Grave a entrevista para poder reproduzir com absoluta fidelidade eventuais declarações curiosas, reveladoras ou bombásticas;
Ø Se vista adequadamente de modo a não destoar do ambiente em que será feita a entrevista, e não inibir ou agredir o entrevistado;


Cuidados na hora de entrevistar:

Alguns cuidados ajudam o entrevistador a evitar problemas na hora de transformar a entrevista em notícia.
Uma preocupação é sustentar o diálogo com o entrevistado tratando-o de modo mais coloquial, seja pelo primeiro nome ou pelo cargo, conforme a circunstância soaria estranha, tratar um cantor popular ou um ator de “senhor”: Sr. Chico Buarque. Sr. Zeca Pagodinho.
Nos diálogos com um deputado, um ministro, um senador, usa-se o nome do cargo. Em coletivas ou locais solenes, chama-se o Presidente da República de “Sr. Presidente”.



***

Na dinâmica elaborada alunos representavam os candidatos a prefeitura de São Paulo (Kassab; Soninha; Maluf e Alckmin 1 e 2), na qual respondiam a perguntas previamente elaboradas junto a seus grupos. Podendo colocar em pratica o que havíamos dito sobre o conteúdo como por exemplo a elaboração de roteiro e postura perante o entrevistado
Pedimos desculpas pois o áudio destas entrevistas esta apresentando problemas, assim que conseguirmos solucionar postamos o mesmo para que todos possam reviver a hilária performance da nossa amiga Priscila como Maluf.

Até mais.
Camila Bernardes, Luiz e Vivian.



5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns pelo trabalho.
Achei muito criativa a dnamica, acho que deu "super certo".

Bjos

Madeleine

Anônimo disse...

Realmente a dinâmica foi muito produtiva. A aula ficou mais animada, principalmente com a presença do Maluf, representado muito bem pela aluna Priscila.
Parabéns ao grupo.
Beijos,
Claudia, Giselli e Viviane.

Anônimo disse...

Conteúdo muito bom, pois dá dicas para o entrevistador e para o entrevistado.
Em geral, o RP atua ao lado do entrevistado.
Também gostei da dinâmica, mas entendo que ela poderia dar ênfase à preparação do entrevistado, considerando questões como "imagem instituicional" e "linguagem institucional".

Abraço.

Roberto.

Anônimo disse...

Adorei o site de vcs é a primeira vez mas pode ter certeza vou voltar + vezeses

Anônimo disse...

Muito Bom! Me ajudou muito pro meu trabalho da escola!!! :D