sexta-feira, 29 de agosto de 2008

MADE IN CHINA

"Assim como pessoas de diversos cantos do mundo, recebo a China em minha casa todos os dias, por meio de milhares de produtos, que vem com o famoso selo ''Made in China''. Por mais que apareçam defeitos, continuo comprando. Talvez seja pelo preço, talvez pela diversidade.

Pergunto-me se foi por isso que a China virou uma potência. Mas lembro que não foram apenas os produtos populares que causaram a internacionalização chinesa. Eles também tiveram uma grande influência culinária (nas esquinas de São Paulo, “dogueiros” dividem espaço com barracas de yakisoba), na cultura, nas crenças e nos costumes. A imagem da China, tão presente no imaginário do senso comum, também é responsável por essa aceitação mundial.

Nas Olimpíadas de 2008, foi a vez da China também receber outros povos e culturas. Apesar de preparar uma recepção calorosa, os visitantes enfrentaram as reações orientais: proibições a respeito de certos assuntos, restrições na proximidade dos jornalistas, no uso da Internet e protestos políticos coibidos.

Há a possibilidade de o nosso país sediar a Olimpíada em 2016. Será que conseguiríamos ser diferentes e combinar a imagem do país com as ações? Seremos a nação cheia de vivacidade, cor e harmonia ou os problemas sociais falarão mais alto? Vamos torcer para que, assim como a China, o Brasil possa ser capaz de receber e ser recebido pelo mundo.
"

Autores: Carla Aoki, Claudia Moreno, Daniele Rosati, Daniele Coelho, Eliana Nogueira, Luiz Claudio, Renata Oliveira, Viviane Miluzzi (Alunos do 6º Semestre de Relações Públicas do Centro Universitário de Sant'Anna).

Nenhum comentário: