domingo, 14 de setembro de 2008

Artigo de opinião

O que é um artigo de opinião?

É um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.

CARACTERÍSTICAS

1.LIBERDADE ESTRUTURAL (de acordo com a proposta)
2.O AUTOR DOMINA O ASSUNTO
3.É ASSINADO
4.A LINGUAGEM COSTUMA VARIAR CONFORME O PERFIL DOS LEITORES (formal)
5.APRESENTA UMA CLARA INTENÇÃO PERSUASIVA

ESTRUTURA

O importante é não se contentar mais com um texto com “cara” de redação escolar. É preciso ousar. Ousar com responsabilidade, bom senso e respeito à estrutura básica de uma dissertação: a apresentação do tema abordado com um ponto de vista (INTRODUÇÃO), a argumentação (DESENVOLVIMENTO) e uma retomada da tese inicial ou sugestões são propostas (CONCLUSÃO).

O modo como você fará isso será aprimorado a cada nova redação que produzir. Quanto mais experiente for o escritor, mais naturalmente será laborada cada uma das partes do seu artigo.

Geralmente, dois impasses são os mais evidentes ao se escrever: começar e terminar uma redação. Neste momento, trataremos do primeiro caso.

COMO COMEÇAR UM ARTIGO DE OPINIÃO?


Deve-se ter preocupação fundamental com o tema oferecido, levando-se em conta que o parágrafo introdutório que é o norteador de toda a estrutura dissertativa, aquele que carrega uma idéia nuclear a ser utilizada de maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto. Existem diversas maneiras de se elaborar a introdução de um artigo de opinião são alguns modelos sugestivos, e não regras. As mais comuns são:

1.DECLARAÇÃO INICIAL – abre-se o parágrafo com uma afirmação. É a forma mais comum de se desenvolver a introdução.

“Política e televisão são duas instâncias da sociedade brasileira que parecem reunir o maior número de pessoas despreparadas e desqualificadas. É como se escolhessem a dedo as piores pessoas (com raras exceções) para legislar ou executar, animar shows de auditório ou de entrevistas, etc.”

2.DEFINIÇÃO – quando se tem por objetivo conceituar algo (um processo, uma idéia, uma situação):

"Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que nos é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações inomináveis..."


3.Apresentando dados estatísticos sobre o assunto enfocado pelo tema:

"Hoje, nas grandes cidades brasileiras, não existe sequer um indivíduo que não tenha sido vítima de violência: 48% das pessoas já foram molestadas, 31% tiveram algum bem pessoal furtado, 15% já se defrontaram com um assaltante dentro de casa, 2% presenciaram assalto a ônibus...“.


4.INTERROGAÇÃO ou uma seqüência de interrogações – é uma forma criativa de envolver e despertar a atenção do leitor. ATENÇÃO! Deve-se tomar cuidado com o número de interrogações: todas deverão ser respondidas por você nos parágrafos argumentativos pois, afinal, é você quem estará opinando e não deve esperar que o seu leitor responda por você, muito menos sua banca corretora.

“É verdade que, depois da porta arrombada, uma tranca é sempre nela colocada? Foi pensando assim que o governo nomeou a procuradora aposentada Anadyr de Mendonça Rodrigues para comandar a Corregedoria Geral da União, que tem status de ministério, porque visa à apuração de todas as irregularidades cometidas no país."

5.Alusão histórica – organiza-se uma trajetória que vá do passado ao presente, do presente para o passado, ao comparar social, histórica, geograficamente fatos, ações humanas, ideologias, etc.

"Na Idade Média, no Renascimento ou até mesmo durante o Século das Luzes, a mulher esteve sempre a disposição da família, dos trabalhos domésticos e da criação dos filhos; somente no século XX ela ganha, ainda que não suficientemente, coragem para inserir-se no “mundo dos homens": pilota, dirige grandes empresas, constrói edifícios."

Segue abaixo postagens da dinâmica realizada em sala de aula:
Edlaine para Karina.

Uma pessoa de sucesso é aquela que alcançou a fama e o dinheiro?
Num mundo onde a medida do sucesso é a quantidade de dinheiro que a pessoa possui, fica difícil sentir-se feliz com as conquistas alcançadas onde o dinheiro não está presente e este é o grande erro da humanidade.
O sucesso é resultado de diversas situações e conquistas.
Um grande exemplo de sucesso é a nossa amiga Karina,teve uma infância difícil pela ausência de seu pai, foi criada apenas por sua mãe que tinha que trabalhar para garantir o sustento da família. Começou a trabalhar muito jovem e se esforçou muito para ingressar na universidade e realizar o seu grande sonho, estudar Relações Públicas. Logo arranjou um emprego melhor na Agência de Publicidade e continua em busca de grandes conquistas.
As pessoas de sucesso são aquelas que chegaram onde estão por seu próprio mérito, alcançando os seus objetivos pessoais e profissionais por que consigo trouxeram valores preciosos como coragem, perseverança e atitude.


Daniele Coelho para Madeleine

Não gosto de falar de pessoas que não conheço muito bem mais diante desta oportunidade não posso me calar.
Penso, pensava, pensarei várias coisas sobre a Madeleine mais a principal é que a Mad, como o pessoal a chama aqui é uma menina calma, sensata e serena, além de comunicativa e inteligente, é claro!
Nossa quantas qualidades! Mas é exatamente isso que ela passa ao apresentar um trabalho, ao se dirigir á classe e hoje ao conversar comigo.
Deve ter seus defeitos mais estes eu não conheço, até suspeito de alguns como perfeccionismo e teimosia, mas já deixo claro são apenas suspeitas.
Uma mulher com ares de menina que encanta todo mundo com seu jeito único e especial.
Enfim, para definir a Mad, escolho uma palavra: serenidade e acho que se você quer ter certeza do que estou falando, vá lá conversar com ela, você não vai se arrepender.


Diego para Luciane

Há três anos quando ingressei na faculdade, achei que não fosse criar muitos vínculos e que não encontrasse boas pessoas. No meio de trinta mulheres acabei encontrando algumas pessoas, dentre elas a Luciane. Meio reservada, alegre, dedicada e presente, uma pessoa com ótima índole.
Atualmente é complicado encontrar pessoas com ótimo caráter e em meio há tantas mulheres, acaba criando uma situação de convivência complicada mais não com a Lú!
Em grupos grandes várias pessoas se destacam, mais a Lú tem um destaque especial, seu carisma. Sem comentar do seu olhar que te passa transparência, honestidade e é claro beleza, pois a cor é modelo de inveja, imagine em meio há mais de trinta mulheres, não é?!

Espero que todos tenham gostado da nossa aula e que tenham entendido como fazer um artigo de opinião apesar do tema que confundi um pouco.

Abraços:
Letycia, Carol e Silas!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

O conteúdo traz as principais características do artigo de opinião e dicas de como iniciar o texto.
Não há, no entanto, exemplo que ilustre a teoria.
A atividade, como eu já havia dito em sala, descaracterizou, em certa medida, o tema.
Opinião sobre pessoa é diferente de opinião sobre tema.
O resultado mostra isso: no primeiro texto, a Edlaine até tentou ir além do indivíduo, mas teve de usar o exemplo da Karina, pessoa sobre a qual ela opinava, como argumento central. Isso empobreceu o texto.

Abraço.

Roberto.

Anônimo disse...

quero fazer um artigo de opinião sobre iPad...Alguma sugestão??